Mercado de trabalho
No Brasil, existe uma popularização
cada vez maior da tatuagem, mas, em função da crise, muitas pessoas ficam com
receio de investir em qualquer setor do mercado, nesse sentido, este artigo tem
o objetivo de examinar o mercado de trabalho da tatuagem e identificar se, de
fato, vale a pena investir neste negócio.
São poucas as pesquisas
relacionadas ao mercado da tatuagem, contudo, o que se possui de investigação
nessa área dá para avaliar como essa prática está sendo vista e reconhecida em
âmbito nacional.
Segundo um trabalho
realizado no Simpósio
de Excelência em Gestão e Tecnologia de 2014 houve uma pesquisa realizada e
divulgada pela revista Você S/A (2012), com 39 diretores de Recursos Humanos do
Brasil, assim, foi possível perceber que o preconceito com pessoas tatuadas vem
diminuindo, até mesmo no ambiente corporativo. Outra reportagem, feita pelo
jornal O Estado de São Paulo (2012), cita a diminuição do preconceito com base
em entrevistas feitas com tatuadores. E, de acordo com reportagem divulgada
pelo Diário de Maringá (MELO; CASTILHO, 2008), os dados do SETAP-BR, indicavam
que 25 milhões de brasileiros eram tatuados.
Em título de
curiosidade, numa
matéria publicada no IG em 2017 por Denise Kanda as mulheres são o maior
mercado consumidor de tatuagem no Brasil. A partir do ano 2000, houve um
aumento de 60% da demanda do público feminino por esse serviço e, desde 2002,
as mulheres movimentam 55% desse mercado.
Quando fala-se da
carreira de um tatuador propriamente dito, um artista pode seguir a carreira
como freelancer em estúdios maiores, atendendo clientes pessoais em horários
flexíveis, bem como, trabalhar fixamente em um estúdio atendendo por demanda (a
formação mais sólida de carta da clientela ). Poderá também empreender seu
próprio negócio, tendo em vista que a tatuagem é um mercado em que pode ter
parceria com várias vertentes: Body Piercing , moda e vestuário , estética
corporal , etc... A tatuagem tem uma língua universal como arte visual, por
este motivo, é comum o intercâmbio de artistas internacionais em estúdios ao
redor do mundo. Com um negócio de rentabilidade mínima de 500% que pode chegar
a mais de 2000% em um só trabalho, o retorno é consistente desde que o artista
tenha as características e conhecimentos necessários.
Analisando, de maneira
sistemática, a competição neste mercado de trabalho apresentamos segundo Porter
(2004) os cincos critérios para a avaliação: ameaça de novos entrantes, poder
de negociação dos fornecedores, ameaça de produtos substitutos, poder de
negociação dos clientes e rivalidade dos concorrentes:
·
Ameaça de novos
entrantes: é alto pois não há a necessidade de profissionalização formal dos
tatuadores e o investimento inicial é baixo.
·
Poder de negociação
dos fornecedores: é baixo porque existem muitos fornecedores de diversas
marcas.
·
Ameaça de produtos
substitutos: baixo, uma vez que não existem produtos que substituem a tatuagem,
a não ser a tatuagem de henna.
·
Poder de negociação
dos clientes: alto, pelo fato de que existem muitos estúdios de tatuagem.
·
Rivalidade dos
concorrentes: é alto por existirem muitos tatuadores.
O que o mercado mostra,
dentro dos cinco critérios que a competição possui, é que há uma abertura
confortável em relação ao nicho deste empreendimento, pois existem muitos
tatuadores que estão de maneira informal no mercado e precisam de
impulsionamento para suas carreiras, já em relação aos produtos substitutos,
não existe, nos próximos 20 anos nada que substitua a tatuagem, noutro polo, o
poder de negociação dos clientes só evidencia que os tatuadores precisam
comunicar-se da melhor maneira possível com os clientes, assim como, o diferencial
que o profissional da tatuagem precisa ter para estar nesse mercado tão
competitivo e informal.
De acordo com reportagem
publicada em 2016 pelo site Terra os dados do Sebrae, divulgados em junho
de 2016, entre os anos de 2009 a 2012, as áreas dedicadas aos serviços de
tatuagens e piercings aumentaram 413%, e desde 2004, o crescimento esteve
próximo a 20% ao ano.
Percebe-se que o ramo da
tatuagem é muito promissor pois tem um crescimento, em média, de quase 20% ao
ano, contudo, não significa que, por virar tatuador, o individuo já estará
dentro de um negócio rentável, pois como em todo ramo das profissões possuem
sua dificuldade, dentro do mundo da tatuagem não é diferente, nesse sentido, um
tatuador precisa ter mais habilidades do que saber tatuar, precisa ter
conhecimento de gestão, saber qual a melhor estratégia para o seu negócio,
analisar o nicho de mercado naquela região, o perfil do público alvo e outras
coisas que para além desta profissão é destinado às características de um
empreendedor na atualidade , uma vez que se busque hoje, sempre, a excelência
da gestão porque a competitividade esta exigindo, cada vez mais, eficiência,
eficácia e efetividade.
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