O aprendizado tradicional x Iniciação em escola



O aprendizado tradicional x Iniciação em escola
Quais as principais diferenças? Uma opnião do tatuador Mark Cruz sobre o assunto:
Como sabemos, a tatugem ocidental tem grande crescimento e certa aceitação a partir dos anos 80, onde exponenciamente o número de aprendizes crescem pelo acesso a materiais no mercado, então, não é uma grande novidade saber que alguém se iniciou na tatuagem nos tempos atuais, mas a questão é , qual o caminho mais sólido para a iniciação de um aprendiz?
Primeiramente é importante saber que a arte da tatuagem é uma tradição, ou seja, é um ato de transmissão oral das técnicas compreendidas, por este fato mantém-se viva a visão de que o ''ser'' tatuador é muito mais que um auto título, é o retorno de um tempo sólido de experiência adquirido através da prática exaustiva, muitas vezes incialmente não remunerado.
Básicamente temos 2 principais caminhos: Você é aceito por um tatuador experiente e aprende no dia a dia o ''caminho das pedras''  ou você decide aprender por conta própria como chegar lá por seus próprios erros e acertos.
Um escola de tatuagem nada mais é que a formalização das suas próprias referências colocadas de modo didático, expandindo o conceito da tradição e, como em toda ciência, aperfeiçoando os erros e acertos, com isso, dando base para o artista. 
É importante destacar que não há competição entre os métodos, pois nenhum um aspirante a tatuador, se desejar a maestria, vai queimar alguma etapa e obter sucesso. Por isso o conhecimento é insdispensável, seja ele técnico ou o auto conhecimento, esta arte sobretudo deve transparecer amor pelo  que faz, pois na falta de qualquer recurso ou oportunidades é que se tem os verdadeiros aprendizados. Seja qual for o seu caminho siga pelos motivos corretos.  

Mark Cruz- Tatuador 

Comentários

Postagens mais visitadas